No texto "Por uma arquitetura virtual: uma crítica das tecnologias digitais", de Ana Paula Baltazar, indicado na aula de Informática, a autora tenta explicitar a diferença entre os conceitos de "digital" e "virtual", palavras muito usadas nos dias de hoje devido à grande presença da tecnologia. É corriqueiro o uso indevido destes termos, e vale ressaltar suas diferenças. Pelo que pude entender do texto, o digital são as ferramentas que a tecnologia nos oferece para que possamos aplicar na arquitetura, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos. Já o virtual, entendi que seja algo que não é palpável, que depende de uma interação para que tome sentido.
Este tema, semelhante ao do outro texto proposto, é também um grande embate na atualidade por causa da proliferação de progamas que auxiliam nos processos de criação. Porém, entra numa discussão mais específica, enfocando a informática e até que ponto a digitalização da arquitetura tira seu caráter criativo, pessoal.
Ana Paula usou vários exemplos para explicar estes conceitos (digital e virtual), e o que pude concluir é que tanto uma arquitetura virtual quanto uma digital podem coexistir num determinado projeto, no entanto não andam sempre juntas, podem ser entendidas separadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário