segunda-feira, 31 de março de 2008
Exposição Gringo Cardia
A exposição é impressionante, vale a pena conferir. Não consegui pensar em outra coisa quando estava lá, todos os detalhes foram minuciosamente trabalhados e prenderam minha atenção!
Evento: exposição Gringo Cardia de todas as tribos
Data: 29 de fevereiro a 6 de abril
Horário: de terça a sábado, de 9h30 às 21h, e domingo, de 16h às 21h
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard
Entrada franca
Balcão de Informações: (31) 3236-7400
quarta-feira, 26 de março de 2008
Mapeamento de um espaço público - Informática
Escolhi esta foto pois é uma cenca recorrente ver pessoas dormindo em bancos de praças, parques, ruas. Neste caso em especial, um banco do Parque Municipal alerta para a proibição de deitar, e ainda assim as pessoas o fazem.
No Photoshop, usei recursos como colagem de outras imagens e mudança na matiz e saturação das cores.
domingo, 23 de março de 2008
Trabalho de informática - Photoshop
Foto original
Trabalho proposto pelos professores de informática. Deveríamos tirar uma foto de algum local da escola que estivesse sendo usado com uma função diferente da usual. Achei este local interessante pois tinha de tudo por lá, porém o que mais me chamou a atenção foram roupas sendo colocadas para secar. Um local público estava sendo apropriado pelo particular.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Comentário sobre o texto de Ana Paula Baltazar - Informática
Foto retirada de um site de um escritório citado no texto. Escritório NOX, na Holanda.
No texto "Por uma arquitetura virtual: uma crítica das tecnologias digitais", de Ana Paula Baltazar, indicado na aula de Informática, a autora tenta explicitar a diferença entre os conceitos de "digital" e "virtual", palavras muito usadas nos dias de hoje devido à grande presença da tecnologia. É corriqueiro o uso indevido destes termos, e vale ressaltar suas diferenças. Pelo que pude entender do texto, o digital são as ferramentas que a tecnologia nos oferece para que possamos aplicar na arquitetura, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos. Já o virtual, entendi que seja algo que não é palpável, que depende de uma interação para que tome sentido.
Este tema, semelhante ao do outro texto proposto, é também um grande embate na atualidade por causa da proliferação de progamas que auxiliam nos processos de criação. Porém, entra numa discussão mais específica, enfocando a informática e até que ponto a digitalização da arquitetura tira seu caráter criativo, pessoal.
Ana Paula usou vários exemplos para explicar estes conceitos (digital e virtual), e o que pude concluir é que tanto uma arquitetura virtual quanto uma digital podem coexistir num determinado projeto, no entanto não andam sempre juntas, podem ser entendidas separadamente.
3XN
Com certeza uma maneira diferente e muito envolvente de divulgar as obras. Este site, sugerido pelos professores de informática, completou o conteúdo da aula que assistimos sobre o processo dos projetos. Vários vídeos, fotos, tudo de uma forma fácil de mecher e curiosa de se descobrir. Gostei muito da maneira como a 3XN aborda a arquitetura. Coloquei aqui alguns dos projetos que mais gostei do site, e para quem estiver interessado em ver mais segue o site: http://www.3xn.dk/.
VIK MUNIZ
O site deste artista foi sugerido na aula de informática (http://www.vikmuniz.net/). Chamou-me muita atenção pelo fato de ser um artista brasileiro, com uma obra fantástica, e que eu (acredito que assim como várias pessoas) desconhecia. O que mais gostei foram seus trabalhos feitos em forma de quebra-cabeça, me deixou muito curiosa sobre como foram feitos!
Coloquei aqui um dos trabalhos que mais gostei, mas no site já citado há várias outras obras interessantes!
Coloquei aqui um dos trabalhos que mais gostei, mas no site já citado há várias outras obras interessantes!
terça-feira, 18 de março de 2008
Trabalho realizado na sala 134, onde acontecem as aulas de Plástica.
Este trabalho teve como objetivo melhorar o cômodo para adequá-lo às nossas necessidades. Eram 7 grupos que tinham um tema específico cada um. Os temas eram:
1- PROJEÇÃO
2- AULA
3- ESTUDO
4- DESCANSO
3- ESTUDO
4- DESCANSO
5- ATELIÊ
6- EXPOSIÇÃO
7- FOYER
O processo foi trabalhoso, mas muito gratificante no final. O resultado agradou muito e acredito que as aulas serão bem mais proveitosas num espaço mais organizado e com a nossa cara!
domingo, 16 de março de 2008
Trabalho de informática - foto performance
quarta-feira, 12 de março de 2008
Comentário sobre o texto "O ensino de desenho nas escolas de arquitetura e a influência da informática" - Informática
Chega a ser um clichê dizer que a informática está cada vez mais presente em nossas vidas. No entanto, não encontrei outra forma de começar senão esta. Como fica bem claro no texto em questão, os recursos tecnológicos que dispomos no ramo da Arquitetura são diversos e muito bem vindos. Porém, ainda existem muitas dificuldades para explorá-los, como a falta de computadores, monitores e pessoas especializadas nas escolas. Eu, em particular tenho muita dificuldade em lidar com tais inovações, mas com esses poucos dias de curso já pude perceber que essa didática de exploração individual dos softwares tem surtido muitos efeitos positivos. Sem descartar a idéia de que seria mais produtivo se fossem realizadas mais oficinas de aprendizado, tendo em vista o curto prazo que temos para explorar tantos recursos. Em relação às aulas de desenho, acredito que são indispensáveis para um curso como o que estamos, já que é uma profissão que sempre necessitará que exercitemos nossa criatividade, habilidade e uma boa desenvoltura com o papel. Em síntese, sou da seguinte opinião: devemos sim usar dos recursos que temos, mas sem esquecer o lado artístico do nosso curso, fazer da informática mais um recurso para aprimorar nossos trabalhos, e não o único. A tecnologia deve ser usada para auxiliar nos projetos, e não para realizá-los em nosso lugar. As facilidades que temos depois que aprendemos a usar os programas de computador nos garantem uma maior eficiência, liberando um bom tempo para dedicarmos àquilo que julgo mais bonito no curso, que é a Arte.
domingo, 9 de março de 2008
Performance - Trabalho de Plástica
Trabalho proposto pelos professores Cabral e Cristiano, da disciplina de Plástica e Expressão Gráfica.
A performance foi realizada no dia 07/03, e o local que escolhemos foi a sala Aleijadinho.
Grupo: Ana Paula Emídio, Bianca de Cássia, Camila Alberoni, Camila Noronha, Luciana De Nardi e Paulinísia Braga.
Vídeo da performance: http://www.youtube.com/watch?v=fZwbyP-Pu24
Fotos das performances dos outros grupos: http://www.pro-vendas.com/diversos/performance.html
A performance foi realizada no dia 07/03, e o local que escolhemos foi a sala Aleijadinho.
Grupo: Ana Paula Emídio, Bianca de Cássia, Camila Alberoni, Camila Noronha, Luciana De Nardi e Paulinísia Braga.
Vídeo da performance: http://www.youtube.com/watch?v=fZwbyP-Pu24
Fotos das performances dos outros grupos: http://www.pro-vendas.com/diversos/performance.html
O que é performance?
1- exercício de atuar, de desempenhar.
2- espetáculo em que o artista atua com inteira liberdade e por conta própria, interpretando um papel ou uma criação de sua autoria.
Fonte: dicionário Houaiss
Trabalho de Informática - Professores Eduardo e Gabriel
Após as críticas e sugestôes feitas sobre os trabalhos pude esclarecer a idéia do que seria "tipografia", podendo assim aperfeiçoar meu trabalho.
Tipografia:
1- a arte e a técnica de compor e imprimir com o uso de tipos.
2- conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica.
3- arranjo ou estilo de uma composição tipográfica numa determinada publicação.
Fonte: Dicionário Houaiss
quarta-feira, 5 de março de 2008
terça-feira, 4 de março de 2008
Trabalho de Plástica - Professores Cabral e Cristiano
segunda-feira, 3 de março de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)